A fragmentação da jornada é o principal desafio das marcas durante a Black Friday. É o que mostra o material “A batalha pelo last click: A disputa pelo consumidor na época mais importante do varejo”, edição mais recente do Data Stories – que aborda os desafios e as estratégias de mídia dos anunciantes e como o cliente compõe sua jornada de compra às vésperas da próxima Black Friday.
Se no começo a iniciativa era 100% online, já há um bom tempo marcas e varejistas vêm integrando tanto a experiência dos canais físicos e digitais de venda, como as estratégias de publicidade em todos os meios, para maximizar os resultados da temporada. Buscando convencer o consumidor a adquirir um produto em determinada plataforma – e não na do concorrente – os grandes varejistas (incluindo aqueles que atuam como retail media) já investiram mais de R$2,3 bilhões somente neste ano.
Dentro deste cenário, a fragmentação de dados e, consequentemente, a necessidade de combinar múltiplas fontes para entender a jornada do consumidor é de longe o principal desafio dos anunciantes. O obstáculo é indicado em primeiro lugar por 57% dos respondentes da pesquisa. Em seguida, aparecem agilidade das informações (14%) e comparabilidade de tendências (13%).
Outro desafio apontado pelos anunciantes está na medição do alcance omnichannel. Com diferentes métricas e metodologias em cada parceiro de mídia, as marcas precisam integrar os dados sozinhas ou com terceiros. Hoje, porém, menos de 10% dos anunciantes aderiram a medições centralizadas para maior agilidade e precisão. Saiba mais acessando o estudo completo!
Fonte: Data Stories
O Data Stories é um projeto da Kantar IBOPE Media que publica um novo estudo a cada mês, sempre com um tema diferente e em alinhamento com o que está em alta no mercado da publicidade e da comunicação.